Em uma pesquisa de 2011 sobre o trabalho e a capacidade das pessoas de atingirem os seus objetivos, pesquisadores de Harvard se depararam com um fenômeno comum e muito poderoso chamado de princípio do progresso.
Pesquisadores de Harvard, ao analisarem centenas de diários de trabalhadores, descobriram o que eles chamaram de princípio do progresso: que de todas as coisas que podem estimular emoções positivas, motivação e inspiração dentro do trabalho, a mais importante é conseguir ter pequenos progressos todos os dias.
Pesquisa de Harvard
Para entender melhor essa dinâmica interior, os pesquisadores Teresa Amabile e Steven J. Kramer pediram aos profissionais participantes respondessem individualmente uma pesquisa por e-mail diariamente, ao final do dia de trabalho.
A pesquisa, que contou com mais de 12000 respostas, perguntava os seguintes pontos: quais foram as emoções e o humor dos participantes naquele dia, qual o nível de motivação e a percepção do ambiente de trabalho, bem como de que maneira o trabalho tinha se desenrolado naquele dia e quais eventos ficaram gravados em sua memória.
Em uma incrível refutação à afirmação comum de que “a alta pressão e o medo estimulam a conquista no ambiente de trabalho”, Teresa e Steven descobriram que as pessoas se tornam mais criativas e produtivas quanto mais as suas vidas internas estão positivas.
Quando os trabalhadores se sentem felizes, ele se tornam mais motivados pelo próprio trabalho e têm percepções mais positivas de seus colegas e da sua organização.
E ainda, a principal característica do Princípio do Progresso, quanto mais as pessoas experimentam esse senso de progresso, maior a probabilidade de atingirem suas metas a longo prazo.
É da Natureza Humana
O princípio do progresso é fundamental para a natureza humana. No entanto, poucas pessoas sabem como utilizá-lo para aumentar as suas conquistas e a sua motivação.
A pesquisa mostra que o progresso está diretamente relacionado a um componente muito importante da vida interna de qualquer pessoas: o seu estado de humor interno. Nos dias de melhor humor das pessoas, elas atingiram metas e fizeram progresso em 76% das vezes. E somente em 13% desses dias houveram contratempos ou situações de estresse.
Como atingir a alta performance treinando as suas competências mentais e emocionais?
Este é o princípio do progresso tornado visível: se uma pessoa estiver motivada e feliz no final do dia de trabalho, é uma boa aposta dizer que ela tenha dado algum passo a diante. Se a pessoa se arrastar para fora do escritório, estressada e sem alegria, é provável que alguma situação ruim que ela não soube lidar tenha acontecido.
Para resumir, temos o seguinte cenário. Nos dias em que progrediram, os participantes da pesquisa relataram emoções mais positivas. Eles não apenas estavam de bom humor, de forma geral. Eles expressaram de forma genuína mais alegria, confiança e orgulho. Por outro lado, em dias ruins onde não houve progresso, os participantes experimentaram mais frustração, medo e tristeza.
Pequenos progressos diários
Quando pensamos em progresso, geralmente imaginamos alcançar uma meta de longo prazo ou experimentar uma grande conquista. Algo como comprar a casa nova, abrir o próprio negócio ou montar a nossa festa de casamento.
Sem dúvida, essas grandes conquistas são ótimas, porém, sabemos, elas são relativamente raras. A boa notícia é que não precisamos depender desses grandes acontecimentos para o princípio do progresso fazer parte da nossa vida.
Pequenas vitórias também podem aumentar a nossa autoconfiança, o nosso senso de autoeficácia, a nossa autoestima e a nossa capacidade de atingir objetivos.
Os pesquisadores descobriram isso porque muitos dos eventos relatados pelos participantes da pesquisa eram pequenos progressos. E mais, esses pequenos momentos podem gerar sensações positivas tão altas quanto os maiores.
As metas precisam ser significativas
A pesquisa ainda faz uma consideração importante. A chave para motivar e melhorar o desempenho é atingir metas significativas. O princípio do progresso é muito efetivo para qualquer pessoa que queira usá-lo, mas somente se a percepção da meta diária for de algo que é relevante.
Pense no trabalho mais chato que você já teve. Muitas pessoas iniciam sua vida profissional em atividades mais simples e sem muito significado para elas, como organizar documentos, carimbar folhas ou dobrar roupas na prateleira.
Em trabalhos como esses, o poder do progresso parece não fazer efeito. Não importa o quanto a pessoa trabalhe, sempre haverá mais documentos, folhas e roupas; e apenas a hora de voltar para casa no final do dia ou receber o salário no final do mês produz alguma sensação de realização.
Conclusão
A suas emoções influenciam o seu progresso; por sua vez, o progresso consistente (mesmo que pequeno), aumenta o número de emoções positivas. Chamamos isso de loop de progresso, que é quando cada etapa reforça positivamente a outra.
Portanto, a implicação mais importante do princípio do progresso é a seguinte: ao organizar a sua vida para que você tenha progressos diários, independente de quais sejam, você está reforçando a sua capacidade de ter ainda mais progresso e construir grandes coisas no longo prazo.
O mesmo serve para o oposto. Não ter progressos diários, mesmo que pequenos, vai a longo prazo minando a sua confiança de que pode atingir os seus próprios objetivos. Isso diminui ainda mais os seus progressos diários e fortalece um ciclo negativo de eterna paralisia e insatisfação.
Por fim, para ativar esse ciclo positivo na sua vida, você pode usar 3 perguntas que deve responder todas as manhãs: Qual a minha maior meta de hoje? – Porque essa meta é importante para mim? – Qual pequeno passo posso dar para atingir essa meta? Só de fazer isso, você pode ativar o princípio do progresso e aumentar a chance de conquistar todos os seus objetivos.
Este artigo possui trechos do artigo The Power of Small Wins, publicado em 2011 na Harvard Business Review.