Imagina se existisse uma medida perfeita do estado ótimo do nosso corpo, mente e coração?
Essa medida existe!
E ela se chama Variabilidade da Frequência Cardíaca, uma maneira não invasiva de avaliar os sistemas do seu corpo, os seus níveis de estresse físico, mental e emocional, assim como a sua performance e até o seu risco de adoecer e recuperar-se de doenças.
Projetada para acompanhar o desempenho dos astronautas na década de 1960, essa métrica tornou-se bem estudada.
A variabilidade da frequência cardíaca (VFC) é uma medida das variações nos intervalos de tempo entre os batimentos cardíacos – quão “desigual” é o batimento cardíaco.
Hoje, os cientistas usam a VFC para diferentes propósitos, por exemplo:
- medir os níveis de estresse
- separar pessoas saudáveis daquelas com condições crônicas de saúde
- para avaliar o sistema imunológico
- prever a velocidade de recuperação após uma doença grave
Tudo isso faz da VFC uma ferramenta valiosa para rastrear o nível de bem-estar na sua vida.
Conheça o programa de Biofeedback da Variabilidade Cardíaca da Cinco.
O seu coração não bate de maneira uniforme
Seu coração não bate uniformemente. Por exemplo, se sua frequência cardíaca média é de 60 batimentos por minuto, seu coração não bate a cada segundo. Em vez disso, será algo parecido com isto: 0,9s – 1,0s – 0,82s – 0,45s…
Seu batimento cardíaco responde a qualquer coisa que lhe aconteça: uma corrida, uma xícara de café ou até uma postagem perturbadora no seu feed de notícias.
Quando as condições mudam, o corpo trabalha para manter a homeostase – um ambiente interno estável dentro do corpo.
Seu sistema nervoso autônomo entra em ação para fazer esse trabalho.
Ele assume o controle das reações e processos do corpo, como respiração e digestão, enviando sinais ao seu coração para que ele possa se adaptar às mudanças mais rapidamente.
Os sinais enviados pelo sistema nervoso autônomo jogam cabo de guerra com os batimentos cardíacos, acelerando e desacelerando. O resultado é que seu coração nunca bate uniformemente, variando seu ritmo em resposta a tudo.
O Freio e Acelerador do corpo humano: Sistema Nervoso Autônomo
Basicamente, o corpo humano evoluiu para trabalhar sob um sistema de FREIO E ACELERAÇÃO.
Ao freio, damos o nome de RECUPERAÇÃO e à aceleração damos o nome de ESTRESSE AGUDO.
Quando o ser humano ainda vivia nas savanas e tinha que lutar contra animais selvagens, o sistema de estresse agudo era ativado para colocar rapidamente o ser humano no modo luta ou fuga.
O coração acelerava, o sangue se concentrava nas extremidades (mãos e pés), a pressão subia e as pupilas dilatavam.
Toda essa reação em cadeia estava sendo controlada pelo Sistema Nervoso Simpático.
Após esse momento de estresse agudo, o corpo entrava no modo de recuperação.
O sangue voltava para o interior do corpo, o coração desacelerava e o sistema digestório era religado. O ser humano podia então se alimentar, descansar e se relacionar afetivamente.
Todo esse processo de recuperação estava sendo controlado pelo Sistema Nervoso Parassimpático.
Esses dois ramos, Parassimpático e Simpático são as duas partes que compõem o nosso Sistema Nervoso Autônomo.
Como funciona a Variabilidade da Frequência Cardíaca?
Quando falamos de Variabilidade da Frequência Cardíaca, falamos das pequenas diferenças nos intervalos entre os batimentos cardíacos.
Como essas diferenças nos intervalos são causadas pela oscilação entre o Sistema Parassimpático e Simpático do corpo, ao analisar a VFC, estamos analisando quão bem o nosso corpo está oscilando entre estresse e recuperação.
Mais ainda, o quanto você está estressado e o quão bem está lidando com a pressão.
A Variabilidade da Frequência Cardíaca, portanto, mostra quão bem sucedido um indivíduo está sendo ao enfrentar os desafios da sua vida.
Quanto maior a Variabilidade da Frequência Cardíaca, mais capacidade de gerenciamento do estresse, maior capacidade cognitiva e, provavelmente, menor idade biológica o seu corpo terá.
Isso acontece porque, diferente do que normalmente imaginamos, quanto mais preparado o seu corpo está para as mudanças, mais variabilidade tem o seu coração.
Em resumo, o aumento desse indicador resulta em aumento da performance, do foco e do bem-estar na vida.
Saiba como usar a VFC para aumentar a performance da sua equipe.
Como interpretar e utilizar a Variabilidade para melhorar a performance?
A interpretação da VFC não possui soluções de tamanho único. É altamente variável entre indivíduos e equipes e depende de muitos fatores diferentes.
Por exemplo, os resultados das medições anteriores de uma pessoa, hora do dia, a maneira como seu sistema nervoso normalmente responde a estressores e muito mais.
Assim, números que indicariam um estresse extremamente alto para uma pessoa ou equipe podem indicar um estado completamente diferente para outra.
Por esse motivo, a VFC pode ser melhor aproveitada quando se tem o apoio de um trabalho profissional.
Atletas profissionais e equipes de alta performance, por exemplo, podem se beneficiar de um trabalho de Biofeedback da Variabilidade Cardíaca para melhorar a sua capacidade de resposta ao estresse e aumentar a sua performance geral.
Porém aqui, temos uma boa notícia.
Já é possível utilizar aplicativos, como o Welltory (Android ou iOS), para medir os batimentos cardíacos na ponta do dedo através da câmera e receber uma análise básica que mostra a sua Variabilidade atual e a sua capacidade de enfrentamento do estresse.
PRESENTE: Você pode treinar a sua Variabilidade através do Pacer de Respiração da Cinco
A respiração é uma das ferramentas mais poderosas para aumentar o nosso bem-estar e a nossa saúde.
Pesquisas comprovam que uma respiração diafragmática (aquela que enche a barriga em vez do peito) no ritmo 4s de inspiração e 6s de expiração é capaz de aumentar a sua variabilidade cardíaca.
Ou seja, a sua capacidade de responder com serenidade às situações de estresse do dia a dia, à diminuição da ansiedade e do pânico, à melhora de indicadores como pressão arterial e ao aumento do fluxo sanguíneo para o seu córtex pré frontal.
Exercício: Separe 3 minutos, três vezes ao dia (ou antes de eventos importantes como reuniões do trabalho), para fazer o treino de respiração guiada da Cinco.
Você deve seguir o ritmo de respiração indicado pelo pacer. Expandindo o diafragma, durante a inspiração, e permitindo a entrada de ar, sem forçar. E retornando ao estado relaxado da sua barriga durante a expiração.
Gostou do artigo da Cinco?
Siga o nosso blog! Nós publicamos estudos que abrangem todos os tópicos mencionados acima e as atualizações mais recentes do treinamento de competências mentais e emocionais para empresas e indivíduos.
E mantenha contato através dos nossos canais.
Este artigo possui trechos do artigo no Medium “Using Heart Rate Variability for Health Monitoring”.