Há uns três anos, encontrei alguns queridos amigos do meu tempo de mercado capitais. Todos acabavam de vir da Assembleia anual da BERKSHIRE HATHAWAY INC , em Omaha, fascinados com a tese apresentada pelo mega investidor e lenda Warren Buffet . Segundo Buffet, o sucesso no mundo dos investimentos, assim como em qualquer segmento da vida, está 70% atrelado à disciplina e à auto regulação das emoções, enquanto 30% está atrelado aos conhecimentos técnicos.
– E vocês acreditam nisso? – perguntei ironicamente.
– Claro! Buffett é a nossa maior referência – Não hesitaram em responder.
– E o quanto vocês têm dedicado tempo e energia ao aprimoramento e treinamento dessas habilidades?
Essa minha segunda pergunta foi seguida por um longo silêncio reflexivo, interrompido por um “Nada”.
Fui diretor de investimentos e administrador de fundos de renda variável por muitos anos. Testemunhei, em muitas ocasiões, administradores conceituados caírem na armadilha dos “deuses” medo e ganância. Tomados pelo que Buffett chama ‘efeito de contágio social’, ou o famoso efeito manada, deixam-se influenciar por quem está ao redor ao invés de confiar em si e naquilo em que, de fato acreditam.
Desenvolver disciplina e auto regulação requer, assim como nossos músculos, tempo de treino e repetição. Buffet é especialista em priorizar, através da sua disciplina, as poucas coisas que importam, deixando o resto de lado, tanto em sua vida pessoal quanto profissional. Vale conferir uma entrevista dele sobre o tema.
E quanto aos meus amigos do mercado de capitais?
Desde aquela reflexão, há uns anos, eles têm se dedicado ao aprendizado de um novo e revolucionário tipo de tecnologia aqui na CINCO: A TECNOLOGIA HUMANA. Um novo tipo de conhecimento aplicado, vindo do treinamento de competências mentais e emocionais.
E você, pronto para desenvolver tecnologia humana? Vem com a gente!